A Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília foi convidada a ser parceira do Instituto Gea no ReciclaON, projeto desenvolvido para qualificar cooperativas e catadores de resíduos eletroeletrônicos e que tem como apoiador financeiro o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Em visita à instituição em 30 de janeiro passado, professora Tereza de Brito Carvalho, diretora do LASSU-USP (Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo), apresentou o projeto ao professor Paulo Celso, para explorar possibilidades de parceria com a instituição.
O LASSU-USP é o parceiro técnico do ReciclaON. Na UnB, foram discutidos temas relacionados à gestão de resíduos sólidos, inclusão socioeconômica de catadores e oportunidades de capacitação. Professor Paulo Celso já atuou como secretário de Meio Ambiente e diretor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de Brasília, quando formalizou contratos com cooperativas, construiu cinco unidades de triagem e promoveu capacitações e doações de equipamentos.
A ideia principal do encontro foi verificar a possibilidade de realização dos cursos do ReciclaON.
Soluções inovadoras
A Faculdade de Engenharia da UnB tem potencial para contribuir com soluções inovadoras no setor. A instituição possui 15 cursos de graduação, 13 programas de pós-graduação, aproximadamente 8 mil estudantes e 350 professores.
Foi discutida no encontro a aplicação de cursos voltados para os catadores, começando com acompanhamento direto e posteriormente um curso de gestão de projetos. Já existe curso sobre educação financeira pessoal, voltado para organizar as finanças dos trabalhadores. Além disso, foi proposta a criação de um curso de remanufatura para cooperativas com melhor desempenho, pois resíduos eletrônicos precisam ser bem separados para agregarem valor ao mercado.
Para viabilizar a iniciativa, a UnB poderá apoiar a divulgação dos cursos entre alunos interessados e disponibilizar espaço para as aulas. Também foi levantada a possibilidade de coletar resíduos eletrônicos da própria universidade para utilizá-los nas aulas.
