Quatro cooperativas do Paraná foram visitadas no início de fevereiro pela equipe do Gea para serem apresentadas ao ReciclaON, projeto do Instituto Gea que busca capacitar cooperativas de todo o Brasil a trabalhar corretamente com resíduos eletroeletrônicos e que tem apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Também houve contatos com a UTFRP (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que aceitou sediar os cursos, e na Secretaria do Meio Ambiente, que se prontificou a aproximar o Gea de 49 cooperativas listadas em Curitiba.

A equipe foi recebida em 11 de fevereiro no Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (Dagee) da UTFPR, Campus Curitiba, pelo professor Christian Luiz da Silva, docente de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional (foto). Ele se disse muito interessado em desenvolvimento local sustentável e anunciou que vai convidar alunos de Sistemas de Informação para participar do curso como ouvintes.
Já a coordenadora de projetos do Gea, Araci Musolino, ressaltou a importância da parceria com universidades pois, além de espaço de aula, oferecem oportunidade de trazer os cooperados para dentro da academia. “Isso ajuda muito na compreensão de que o mundo é maior do que apenas a cooperativa. Estar em um ambiente universitário, para os cooperados, é oportunidade única”, citou. Também participaram dos encontros as técnicas do Gea Raquel Ramos e Franciele Ortis. Além de qualificar cooperativas, o ReciclaON oferecerá curso de gestão do negócio e buscará empresas que comprem resíduos eletrônicos a preço justo. As cooperativas visitadas em 12 e 13 de fevereiro exibem diversos graus de estruturação, desde as mais simples que trabalham com coleta seletiva em geral até as mais elaboradas, que já vendem eletrônicos recuperados.
Este 1º contato envolveu a Coop Resol, Cataparaná, Catamare e a Fazenda Rio Grande. Também foram visitadas a Uzato e a Hamaya, empresas referência em compra de material eletrônico. No final de fevereiro houve contato ainda com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores).
