O Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente é uma entidade ambiental sem fins lucrativos, especializada em Educação Ambiental, principalmente no que se refere à implantação de programas de coleta seletiva, reciclagem e minimização de lixo. Fundada em 1999, a instituição foi qualificada pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), desde 2002.
O GEA é dirigido por duas ambientalistas, ANA MARIA LUZ e ARACI MUSOLINO, que trabalharam por cerca de 10 anos na CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo e resolveram largar seus empregos fixos e auxiliar a comunidade de forma independente.
O Instituto GEA é composto por dois conselhos, formados por técnicos especializados em Meio Ambiente, cidadãos empenhados nas causas ambientais e personalidades de destaque em suas áreas de atuação, que apoiam e respaldam as propostas e ações do Instituto.
A entidade não é financiada nem é relacionada a nenhuma empresa, órgão público, partido político e/ou instituição religiosa.
A trajetória que resultou na fundação do Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente iniciou-se na CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, durante a criação e gestão do denominado Projeto Jogo Limpo, de reciclagem e minimização de resíduos.
A história do GEA
O planejamento, implantação e gerenciamento do programa Jogo Limpo gerou experiência considerável e informações práticas para a implantação de programas similares em condomínios, escolas, empresas, associações de bairro, igrejas e outros segmentos da sociedade.
O Instituto GEA foi fundado com a proposta de atuar de forma autônoma, sem influências políticas, e repassar à população os conhecimentos gerados durante a execução do Projeto Jogo Limpo.
Missão
Promover a sustentabilidade, a educação ambiental e a inclusão social, transformando ideias inovadoras em soluções práticas, resíduos em oportunidades, e contribuindo para um mundo mais limpo, harmônico e justo.
Visão
Ser referência no desenvolvimento de programas socioambientais com inclusão social.
Valores
- Ética
- Transparência
- Paixão e responsabilidade pela causa socioambiental
- Crença na capacidade de mudança do ser humano
- Rigor técnico
- Independência