Search
Close this search box.

Projeto Maré

O Projeto Maré foi criado em 2010, com a finalidade de proteger as tartarugas marinhas que habitam e desovam na região litorânea de Santo André da Bahia, cuidar da preservação da vegetação de restinga (que oferece o terreno ideal e abrigado para a segurança dos ninhos), e desenvolver ações de Educação Ambiental voltada à comunidade, rede hoteleira e turistas.

Santo André está situada em uma Área de Proteção Ambiental (APA Santo Antonio) no município de Santa Cruz Cabralia – Bahia e uma de suas características é ser uma praia de alimentação e abrigo de desovas e ninhos de tartarugas marinhas.

Ao longo de 12 anos de atuação, foi sendo observado um índice crescente no número de ninhos, com uma média de 40 ninhos em 3km de extensão de praia monitorada e taxa de sucesso de 90% na eclosão de nascidos vivos em cada ninho, das 4 espécies ameaçadas de extinção (cabeçuda, pente, verde e oliva).

A cada ano, cerca de 4000 novas tartaruguinhas nascidas na praia de Santo André rumam ao mar.

Pesquisas também vem sendo realizadas em parceria do Projeto Maré com a Disciplina de Oceanologia da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia ), para caracterização da Morfodinamica Praial e sua interferencia no processo de nidificação das tartarugas marinhas nessa praia.

Projeto Maré desenvolve suas ações através de um grupo de voluntários, 2 agentes de monitoramento de praia (Vevé Freitas e Maria Borges Freitas), com supervisão técnica de um biólogo (Odair Schneider) e sob coordenação geral de Mônica Paoletti.

O Projeto Maré é abrigado pelo Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente.

A tartaruga marinha é uma espécie ameaçada de extinção e, assim como a vegetação de restinga, é protegida por diversas leis ambientais que buscam garantir sua preservação.. Considerada um bem difuso, sua preservação é responsabilidade das esferas do poder municipal, estadual e federal. No entanto, Politicas Públicas em prol de sua preservação ainda necessitam ser criadas e implementadas no município de Santa Cruz Cabralia/Ba.

Siga @projetomare.ba

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510