2022-2027
Por meio de ações socioambientais, o Projeto Faixa Limpa de Educação Ambiental busca promover melhorias, preservação e educação junto às comunidades estabelecidas ao longo da faixa de dutos da Transpetro.
Nesta segunda fase do projeto, 71 comunidades do Estado de São Paulo serão impactadas com iniciativas educativas e de cuidados com o meio ambiente, que visam também a redução de riscos à saúde e a segurança nas áreas de dutos de combustíveis.

As várias formas de atuação do projeto buscam mobilizar a comunidade como protagonista das ações, que envolvem:
- Paisagismo das áreas de dutos;
- Mutirões de limpeza;
- Sessões de cinema em escolas;
- Gincana ecológica escolar;
- Implantação de áreas de lazer e convivência;
- Implantação de hortas comunitárias e de jardins que formem profissionais da área ou moradores;
- Educação ambiental em parceria com UBS (Unidades Básicas de Saúde) e APAS (Agentes de Promoção Ambiental), formando-os como multiplicadores de conhecimento.
O Faixa Limpa II é desenvolvido pelo Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente em convênio com a Transpetro e compreende o período 2022-2027.
Onde?
10 Municípios: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Suzano, Campinas e Osasco.

Finalidade
- Educar ambientalmente a população do entorno sobre preservação e cuidados com a faixa de dutos;
- Ocupação ordenada dos terrenos das faixas pelos moradores ou entidades locais, garantindo sua manutenção;
- Criação da percepção de pertencimento local da comunidade atingida;
- Geração de oportunidades de desenvolvimento social e profissional por meio de capacitações para o trabalho com a terra;
- Ampliação da promoção dos direitos humanos e da cidadania nas comunidades atingidas;
- Fortalecimento da presença da companhia na região de atuação.
Referências
Uma preocupação alvo do Faixa Limpa II é modificar o comportamento da população residente ao longo das faixas de dutos, que descarta lixo e entulho ou ocupa indevidamente esses espaços. Isso causa problemas à companhia e traz consequências nocivas às próprias comunidades, seja pela sujidade e deterioração do espaço, seja pela proliferação de vetores de doenças. Tal comportamento se deve ao fato de que as comunidades entendem esses espaços como estranhos à sua realidade.
Prevê-se que, além de coibir comportamentos ambientais inadequados nas 71 localidades, as ações desenvolvidas pelo projeto possam estreitar o relacionamento entre seus membros e a empresa, e ao mesmo tempo trazer melhorias generalizadas para a qualidade de vida dessas populações.
Desde 2022 até fevereiro de 2025, mais de 212 mil pessoas já foram impactadas pelo Faixa Limpa II, direta e indiretamente.


