Pichador Zé do LixoMania muda para o grafite como nova manifestação artística

Com 43 mil seguidores no perfil @lixomaniaze do Instagram, Zé do Lixo Mania, como é conhecido, faz pichação desde os 10 anos de idade. Hoje com 52 anos, está dando uma virada de rumo e migrando com força para o grafite, cujos traços aprimorou devido ao curso de Grafite do Projeto Jovens Caminhos, uma parceria entre Instituto GEA e Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

“O grafite é uma manifestação urbana como a pichação, mas de forma mais branda e colorida. Grafite é verdadeiramente uma arte”, define José Antônio Caba Jimenez, nome de batismo desse espanhol que se radicou em Santo André, onde frequentou a Turma 6 do Jovens Caminhos no Centro de Formação Pública João Amazonas. Seu nome popular vem de uma antiga banda de rock.

Crédito Imagem: @mortacria

Zé do Lixo tem um passado de muitas exposições de murais pichados, inclusive em mostras internacionais como em Nova York, França e Espanha. Ex-motoboy, ele espera continuar essa trajetória artística, agora, com o grafite. A característica de sua pichação envolve letras verticais, pontudas, retas e em branco ou preto. Essa característica também está migrando para seu grafite, porém com letras mais encorpadas e coloridas, acompanhadas de alguma imagem.

Mensagem 

“O bacana do grafite é que consigo transmitir também uma mensagem”, diz ele. Em geral, a pichação é difícil de decifrar e cada grupo tem traço próprio. Segundo Zé do Lixo, em São Paulo as linhas são bastante diferentes de grande parte do mundo, particularmente o seu traço.

Crédito Imagem: Roberlandes da Attimofotografia

“Portugal e Alemanha gostaram muito e já estão me copiando. Meu sonho é desenvolver uma marca própria”, afirma. Ele já tem exposição programada para Santo André no segundo semestre, Los Angeles (EUA) em dezembro e em 2025 em Amsterdã, na Holanda.

Casado com Keila, sua grande incentivadora, Zé do Lixo também quer aproveitar essa fase de mutação para se dedicar à arte proveniente do lixo reciclável. Ele idealizou cestos de lixo públicos com pneus velhos sobrepostos, por exemplo. A própria lata de spray do grafite o inspirou para montar vários acessórios, como porta lápis e chaveiros.

Curte grafite? Fique atento às novas turmas do curso de Grafite do Jovens Caminhos para o segundo semestre de 2024. Acesse https://jovenscaminhos.institutogea.org.br/educacao-artistica-e-grafite/

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510