Search
Close this search box.

Recicle por uma causa

Seu resíduo pode servir para uma causa social, além de ambiental. Veja abaixo algumas possibilidades.

Tampinhas de garrafa

No programa Tampinha Legal, suas tampinhas plásticas de garrafa podem ajudar entidades assistenciais. Basta juntar as tampinhas em casa, separadas dos demais resíduos, e levá-las a um dos pontos de coleta. O restante do programa é todo por conta dos parceiros. As tampinhas são separadas por cor e vendidas para a indústria recicladora, que utilizará o plástico para produzir novos produtos. O dinheiro da venda é revertido para entidades assistenciais. Desde a sua criação, em 2016, o programa já coletou mais de 500 toneladas de tampinhas, correspondentes a um valor na casa dos R$933 mil reais, que foram revertidos para 272 entidades. Para saber mais sobre o programa e os pontos de coletas próximos a você, consulte o site:

https://tampinhalegal.com.br/web/institucional/

Esponjas domésticas

Você utiliza esponjas plástica na sua cozinha e quer dar um destino adequado quando elas estão velhas? Saiba que existe um programa nacional de reciclagem de esponjas. Para participar, basta levar suas esponjas velhas e secas até um ponto de coleta ou juntar pelo menos dois quilos em casa para enviar pelos Correios, de forma gratuita. As esponjas coletadas são enviadas para a reciclagem e podem se transformar em novos produtos. O local de coleta de esponjas recebe pontos, contabilizados pela quantidade coletada, que são revertidos em doações para entidades sem fins lucrativos ou escolas. Gostou da ideia? Consulte o site para saber mais:

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite

Lacre de latinhas de alumínio

Todo mundo já ouviu uma história sobre a troca de lacres de latinhas de alumínio por cadeiras de rodas. Bem, isso não é exatamente assim: as entidades envolvidas vendem os lacres para a reciclagem e, com o dinheiro, compram as cadeiras – ou outros artigos -para doação. Talvez a razão de solicitarem apenas os lacres seja a facilidade de armazenamento, uma vez que eles são de pequena dimensão. Porém, retirando o resto da embalagem (a latinha) do sistema, você deixa de contribuir com uma cadeia de mercado que envolve muitas pessoas, por exemplo os catadores, que sobrevivem da coleta desses resíduos. O lacre representa apenas uma pequena porção do alumínio, mas já é suficiente para fazer ações grandiosas. O valor da venda de 105 kg de lacres é suficiente para comprar uma cadeira de rodas. Existem dois projetos que realizam esta ação. Para conhecê-los, acesse os sites:

https://www.entrerodas.org/index.php/naoemito

https://www.lacredobem.org.br/

Meias velhas

Sabe aquela meia manchada, furada ou de que você nunca mais viu o par? Pois ela pode servir para uma causa. Você só precisa levar suas meias velhas a uma loja da marca Puket, sem custo nenhum. Há um programa de coleta e reciclagem estabelecido para este material. Com as fibras recicladas são feitos cobertores, que são doados para instituições parceiras. O programa prevê que, a cada 40 pares de meias velhas, é doado um cobertor e um par de meias novas. A ação não acontece durante todo o ano, então, fique de olho nas datas, através do site:

http://www.meiasdobem.com.br/

Caneta, canetinha, lápis, borracha…

Você pode juntar suas canetas que acabaram, lápis velhos e canetinhas sem tinta, bem como outros instrumentos utilizados para a escrita, e encaminhá-los para o programa de reciclagem da empresa Faber-Castell. Os materiais coletados podem ser entregues em um ponto de coleta ou enviados gratuitamente pelos Correios. Arrecadando determinadas quantidades de resíduos, é possível juntar pontos, que serão revertidos em doações para instituições sem fins lucrativos e escolas. O programa garante a reciclagem dos materiais coletados, transformando-os em novos produtos, como bancos e lixeiras. Para conhecer os pontos de entrega, acesse o site:

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell

Itens de higiene

Se você viajou, recebeu itens de higiene em hotéis ou aviões e não os utilizou, pode doá-los para pessoas em situação de rua. O projeto Mini Gentilezas é simples: você entrega as suas doações nos pontos de coleta, e elas são encaminhadas para instituições que desenvolvem trabalhos com pessoas em situação de rua. Eles se encarregam de montar kits de higiene e realizar as entregas. Gostou da ideia? Consulte o site:

https://linktr.ee/minigentilezas

Cápsulas de café

Se você utiliza cápsulas da marca Pilão, L’or, Illy ou Melitta, suas cápsulas podem ser enviadas para reciclagem e você acumula pontos, que são convertidos em doações para escolas ou instituições sem fins lucrativos. Você pode entregá-las em um ponto de coleta, ou acumular pelo menos 20 cápsulas em casa e enviá-las gratuitamente pelos Correios. Além da reciclagem do plástico e do alumínio, a empresa garante que os resíduos orgânicos vão para a compostagem. Se você utiliza cápsulas Nespresso, poderá levá-las até um ponto de coleta para a reciclagem. Consultando o site, você pode encontrar o local mais próximo de sua casa. Se a sua máquina é da marca Três Corações, você também poderá deixar as cápsulas no ponto de coleta mais próximo de sua residência. Importante lembrar que os programas de coleta das cápsulas Nespresso e Três Corações não funcionam em todo o país, por isso é preciso consultar os sites para mais informações. Apesar de não ter um retorno direto para instituições de caridade, enviar essas cápsulas para reciclagem é importantíssimo, sob o ponto de vista ambiental.

Sites:

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/reciclo-capsulas-de-cafe

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/programa-nacional-de-reciclagem-capsulas-melitta

https://www.nespresso.com/br/pt/servicos?gclid=Cj0KCQjw59n8BRD2ARIsAAmgPmLJiG3GIc67Bn2jRKKaq1pmiKdqL9nB91FvvcCdiQ913lpwutimY_QaAtEEEALw_wcB&gclsrc=aw.ds#/reciclagem/reciclando-em-casa

https://www.escolhatres.com.br/reciclagem/?estado=SP&cidade=sao-paulo&bairro=ipiranga#PontosColeta

Cartões magnéticos

O que você faz com seus cartões magnéticos vencidos? Sabia que eles são recicláveis? A iniciativa Papa Cartão tem diversos pontos de coleta em 10 estados brasileiros. O voluntário coloca o seu cartão na máquina coletora, que realiza o corte e inativação do cartão. Esses resíduos são encaminhados para a reciclagem e geram novos produtos, como agendas e pranchetas, por exemplo. Para saber mais, consulte o site:

http://www.papacartao.com/

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510