Search
Close this search box.

O problema do lixo eletrônico

Saiba o que é e o que fazer com o seu lixo eletrônico.

Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc.

Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam em perfeito funcionamento.

A maneira como os produtos eletroeletrônicos são substituídos, isto é, com vida útil muito reduzida – a de um computador gira em torno de três anos, e a de um celular, cerca de dois anos –, significa um grave problema para o meio ambiente. Porque, em primeiro lugar, não se leva em conta todos os recursos naturais utilizados em sua produção. Só para se ter uma ideia, o processo de fabricação de um único notebook, por exemplo, exige 50 mil litros d’água. A segunda questão complicada é o descarte. O e-lixo inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Esses elementos, descartados sem cuidado no solo ou na água podem causar danos de extrema gravidade ao meio ambiente e aos seres vivos. Por essa razão, é preciso que tomemos cuidado com a maneira como descartamos esse tipo de resíduos.

O Instituto GEA já realizou vários projetos (Eco Eletro I e II e Projeto Descarte Legal I e II) em que capacitou cooperativas de catadores de 11 capitais brasileiras para que elas pudessem atender à população, recebendo resíduos eletrônicos e destinando-os de maneira ambientalmente adequada. Esses projetos também visaram que o conhecimento sobre a reciclagem de resíduos eletrônicos gerasse renda para os próprios catadores, uma vez que a separação correta dos componentes pode ser bastante rentável. Saiba mais sobre esses projetos na home.

Veja a relação das cooperativas no Brasil que estão recebendo resíduos eletrônicos.

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510