Search
Close this search box.

Conheça nossos professores: Alessandra Toyama, do curso de Programação e Criação de Sites do Projeto Novos Caminhos, parceria entre o Instituto Gea e a Petrobras

Alê em São Paulo ou apenas Lê onde nasceu em São Carlos, no interior paulista, é a mais nova entre três irmãos. Mãe de três filhos, “canceriana com ascendente em Áries e um pouco nerd”, como se define. Isso porque é pesquisadora na USP (Universidade de São Paulo) e se considera uma eterna estudante.

“Adoro livros, papelaria e sou muito apaixonada por fotografias, viagens e café da manhã. Sou entusiasta de meditação, yoga e arte. Essas combinações me acalmam e aquecem o meu cotidiano”, conta ela, que dá aulas no curso de Programação e Criação de Sites do Projeto Novos Caminhos, onde atua desde a primeira turma, em 2023.

Prof. Alessandra tem igual entusiasmo pelo Novos Caminhos:

“O projeto vem com uma proposta importante, além da formação técnica. As palestras sobre Cidadania que intercalam as aulas e vivências em outros espaços, tais como a USP, proporcionam de forma conjunta uma amplitude do conhecimento, construção de redes de apoio, inspiração e transformação futura”, cita a docente.

Já na jornada de aprendizado em programação, os estudantes são convidados a criar propostas ou projetos práticos que permitem explorar ações diárias simples em diversos algoritmos e que vão além do conhecimento aprendido em aula.

“A cada aula ampliar o conteúdo abordado proporciona uma visão abrangente das diferentes linguagens e tecnologias, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Entender a importância da programação como uma habilidade essencial, capaz de abrir portas para oportunidades acadêmicas ou profissionais, representa muito neste momento em que vivemos tantas desigualdades sociais e econômicas”, afirma.

Pesquisa de IA

Prof. Alessandra graduou-se primeiramente em Bacharelado em Ciência de Computação pela USP-São Carlos e fez várias formações relacionadas à gestão de projetos, dados, tecnologia aplicada à educação e empreendedorismo social. Está também envolvida em pesquisa de Inteligência Artificial generativa para consulta e análise de normas técnicas e é desenvolvedora no programa de desenvolvimento da ONU.

“Sou Fellow SGB e professora de Lógica e Programação no Programa Paideia desde 2019”, conta ela, citando o programa de formação oferecido pelo Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Politécnica da USP.

Ela também atua em programas voluntários na área de educação. O convite para se dedicar aos Jovens Caminhos veio pela professora Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do LASSU da USP.

Além da formação cidadã proporcionada a centenas de jovens pela parceria entre o Instituto Gea e a Petrobras, forjar profissionais habilidosos para o mercado é um grande prazer para a prof. Alessandra Toyama. Ela cita duas experiências que a deixam satisfeita como mestra de futuros técnicos em programação:

•       Apresentar uma ferramenta colaborativa para reforçar conceitos e iniciar projetos de código aberto ou colaborativos, onde os alunos possam contribuir e desenvolver suas habilidades, expor dúvidas e construir uma comunidade para outros projetos.

•       Apresentar dinâmicas com jogos e desafios para trabalhar conceitos de programação e estimular a criatividade dos estudantes mostra o quanto os estudantes são criativos e gostam de desafios.

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510