Em duas rodadas de mobilização, dias 3 e 10 de abril, o Projeto Faixa Limpa II reuniu a comunidade da Vila Cardoso Franco, em São Paulo, para um mutirão de limpeza e revitalização no trecho da faixa de dutos entre as ruas dos Louros e do Escaravelho. O mutirão conseguiu roçar o alto mato que tomava conta do espaço e implantar paisagismo com floreiras em pneus reciclados (foto abaixo), dando continuidade ao trabalho iniciado no final de 2024.
A comunidade foi bastante receptiva à ação promovida pelo Instituto Gea. “É um projeto importante para o bairro, porque deixa o ambiente mais bonito e agradável, além de trazer segurança, com a limpeza do mato”, disse a Agente Comunitária de Saúde Amanda Schade, que também mora no bairro.

O APA (Agente de Promoção Ambiental) Edson Rodrigues está confiante de que o mutirão sensibilizou os moradores a cuidar daquele território e a se animar a repetir a iniciativa em outras passagens que cortam os dutos da Transpetro na localidade. Com ele concorda a moradora Neide Paiva, que definiu como “excelente” a ação de sustentabilidade e melhoria. “Dá até mais alegria de passar num espaço limpo e colorido como este”, afirmou.
O Projeto Faixa Limpa II prevê atividades de educação ambiental e revitalização de áreas em 71 comunidades cortadas pelos dutos da Transpetro na Grande São Paulo.
Além de capacitação para agentes de saúde, professores, alunos das escolas locais e população do entorno, levando noções sobre preservação dessas faixas de dutos e condutas de segurança, o projeto promove sessões de cinema, atividades de limpeza e embelezamento dos terrenos, seja com paisagismo ou hortas comunitárias.

Edson Rodrigues, Amanda Schade e Neide Paica: ação aprovada