Ministério Público do Mato Grosso do Sul pode ser parceiro do ReciclaON

Ex-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), o promotor Luciano Loubet, de Mato Grosso do Sul, recebeu na tarde de 6 de fevereiro equipe do Instituto Gea para familiarizar-se sobre o ReciclaON. O projeto é desenvolvido pelo Gea tendo como apoiador financeiro o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e busca qualificar cooperativas e catadores de resíduos eletroeletrônicos em todo o Brasil.

Dr. Luciano afirmou que a ABRAMPA trabalhou com catadores durante anos, desenvolvendo um sistema que foi doado para outros Estados. Como ex-presidente da associação, ele relatou possuir contatos que podem ser úteis ao projeto. O promotor concordou com a preocupação da presidente do Gea, Ana Maria Luz, que destacou que os resíduos eletrônicos estão indo para os CRC’s, quando deveriam ser destinados às cooperativas. Dr. Luciano relatou que, por lei, as cooperativas têm prioridade.

O Gea solicitou apoio com relação a materiais eletrônicos reciclados do Ministério Público de MS para serem utilizados na execução do ReciclaON. Após explicações sobre o projeto, o promotor indicou que verificaria essa demanda e destacou a atuação do Instituto Recicleiros em algumas cooperativas no Estado de Mato Grosso do Sul. Mencionou os casos de Maracaju, Naviraí, Chapadão do Sul e Amambaí – esta última tratando-se de uma cooperativa com perfil de empresa.

O promotor sugeriu que, devido às relações conflituosas entre cooperativas de Campo Grande desde a época do lixão, seria interessante um diálogo do Gea com a Solurb para que se estruturasse um plano de trabalho dividido, não em conjunto. A Solurb é a concessionária responsável pela gestão da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Campo Grande. Dr. Luciano relatou ainda que um possível parceiro local seria o Ministério do Trabalho.

Em Campo Grande, foi identificado um potencial estratégico, pois há quatro cooperativas localizadas próximas umas das outras, o que pode facilitar a implementação do projeto na região. Além de Ana Maria, participaram do encontro no MPMS os técnicos do Gea Rita Kogachi Cortez e João Pedro Ferraz Zanetoni.

Presidente do Gea visita Ministério Público do MS

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510