Redes de Brasília que trabalham com resíduos de eletroeletrônicos foram visitadas por equipe do Instituto Gea no final de janeiro para debater ações e possíveis formatos de estruturação do ReciclaON no Distrito Federal, projeto que tem como apoiador financeiro o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e apoio do LASSU-USP (Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo).
Entre as alternativas discutidas com lideranças locais constou a criação de um posto único de tratamento para todas as redes interligadas ou a descentralização da reciclagem diretamente nas cooperativas, a partir de definição de quais seriam contempladas com o projeto. O ReciclaON busca qualificar cooperativas e catadores de resíduos eletroeletrônicos em todo o Brasil.
Na tarde de 28 de janeiro, o encontro reuniu CentCoop, Rede CCO e Rede Alternativa. A presidente do Gea, Ana Maria Luz, destacou que tanto as cooperativas quanto órgãos públicos visitados em Brasília foram bastante receptivos ao RecicolaON, pois se trata de um mercado que floresce com o boom de equipamentos que suprem a Era Tecnológica atual.
Os cooperados questionaram sobre a destinação dos resíduos eletrônicos de órgãos públicos do DF e do governo federal. O Gea colocou-se à disposição para apoiar a estruturação do setor, oferecendo suporte com bancadas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ferramentas e estratégias de divulgação do trabalho das cooperativas, incluindo parcerias com influenciadores e pontos de coleta.
Também foi ressaltada a necessidade de uma legislação mais clara sobre a destinação de resíduos eletrônicos e a criação de normas federais que definam critérios para que cooperativas possam receber esses materiais.
Capacitação com cursos
A capacitação dos cooperados foi outro tema das reuniões. O Instituto GEA oferecerá cursos de gestão abordando temas como estratégias de mercado, complicações legais para venda de materiais e formas de estruturar a comercialização dos resíduos eletrônicos. Na manhã de 29 de janeiro a visita foi à Recicle a Vida, localizada em Ceilândia. Em 30 de janeiro foi a vez de Cooperativa do Varjão receber o Gea. O último encontro, em 31 de janeiro, foi na Centcoop.
