Cooperativas de Mato Grosso Sul se uniram dias 8, 9 e 10 de abril, para curso sobre desmontagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletroeletrônicos (REEE). O curso foi realizado na UFMS (Universidade Federal do MS) e mobiliza 15 participantes, membros de sete cooperativas de catadores (foto).
A iniciativa é do Instituto Gea-Ética e Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, apoiador financeiro do projeto, denominado ReciclaON – Educação para Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos.

Além do manejo adequado de resíduos eletroeletrônicos com segurança, utilizando ferramentas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), o curso traz informações sobre o mercado atual e local de REEE, bem como temas sobre meio ambiente e saúde. Resíduos eletroeletrônicos são danosos ao homem e ao meio ambiente quando não manipulados e destinados corretamente, pois contêm chumbo, mercúrio, cromo e cádmio, entre outros.
A UFMS também apoia o projeto cedendo instalações e equipamentos de ensino. Além da Capital, as cooperativas vieram de Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. O projeto conta com a parceria técnica do LASSU da Poli-USP (Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).
Valorização dos catadores
Esta é a segunda etapa do ReciclaON em Campo Grande. A primeira fase envolveu visitas para elaboração de um diagnóstico da situação atual das cooperativas, estudo da legislação local, estudo das redes de catadores operantes e das instituições públicas e privadas relacionadas a seus trabalhos, entre outros, além de entidades acadêmicas parceiras. Haverá também um curso de Gestão do Negócio com Resíduos Eletroeletrônicos para os líderes das cooperativas.
O ReciclaON teve início em 2024 e pretende abranger os 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.