Foi dada a largada a mais uma Gincana Ecológica promovida pelo Projeto Faixa Limpa II junto a escolas instaladas na vizinhança das faixas de dutos de combustíveis da Transpetro. Sete instituições estão participando da competição neste 1º semestre de 2025.
As atividades envolvem alunos e professores em ações comunitárias de preservação dos terrenos de dutos, educação ambiental dentro do espaço escolar e junto à comunidade externa, além de divulgação dos temas da gincana pelas mídias sociais.
A programação pode incluir palestras, mutirões de limpeza, arrecadação e oficinas de recicláveis, manifestações artísticas, plantios e jardinagem, assim como revitalização da faixa de dutos com paisagismo e pinturas (foto), entre outros.

O Instituto Gea, que promove o Faixa Limpa II em convênio com a Transpetro, atribuirá pontos conforme as ações desenvolvidas. As três escolas finalistas ganharão prêmios que devem ser revertidos em melhorias estruturais de pequeno porte. Esta é a 4ª edição da Gincana Ecológica, da qual vão participar:
- EE Prof. Paulo Roberto Faggioni
- EMEF Prof. Benvenuto F. de Torres
- CCA Margarida e Mariele
- CCA Zilda Arns
- CCA Ademir de Almeida Lemos
- EE Pastor João Nunes
- EMEF Desembargador Achilles de Oliveira Ribeirão