Escola comunitária acolhe cursos de Grafite e Programação do Projeto Jovens Caminhos
Uma escola que se abre a toda a comunidade, principalmente aos jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, ou que buscam por cursos gratuitos profissionalizantes, o Centro Público de Formação Profissional João Amazonas é o parceiro em 2024 das novas turmas do Projeto Jovens Caminhos. Instalado em Santo André, o equipamento vai sediar tanto os cursos de Grafite quanto os de Programação e Criação de Sites do Instituto GEA, em parceria com a Petrobras.
“O CPFP João Amazonas foi uma conquista da comunidade por meio do Orçamento Participativo. Desde a inauguração, em 2005, sua missão é contribuir para a igualdade de oportunidades aos munícipes, ofertando elevação de escolaridade através da EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como cursos de formação profissional nas diversas áreas”, descreve a diretora Kely Cristina de Andrade Schiavone, acrescentando que o objetivo principal é inserir o aluno no mercado de trabalho, além de gerar e complementar a renda familiar.
É esse também o modelo educativo buscamos no Projeto Jovens Caminhos, uma parceria entre Instituto GEA e Petrobras, ou seja, atender sobretudo jovens de baixa renda em busca de uma qualificação profissional. Ao oferecer ensino gratuito, o projeto possibilita igualdade de condições para o acesso e permanência dos estudantes em um ensino de qualidade.
Laboratórios e ateliês
O CPFP João Amazonas tem infraestrutura invejável. Localizado no Jardim Rina, dispõe de seis laboratórios profissionalizantes, compostos por salão de cabeleireiro, ateliê de costura, laboratório de informática, cozinha industrial e salas de aula.
“Também temos sete salas de aula regular, uma sala de recursos multifuncionais para atendimento de alunos deficientes, dois laboratórios de informática, um anfiteatro com capacidade para 138 lugares, refeitório, salas administrativas e de professores e uma extensa área verde”, orgulha-se a diretora Kely Schiavone.
É nesse espaço privilegiado que estão estudando também os alunos do Projeto Jovens Caminhos. As aulas de Artes e Grafite começaram em março e de Programação e Criação de Sites no início de abril.