Pintar muros é uma forma de proteger e embelezar o planeta. E mais uma vez os grafiteiros Gustavo Ramos e Diego Fagundes cumpriram essa missão, ao desenharem e colorirem o muro que cerca a área de lazer do Jardim das Camélias implantada pelo Instituo GEA em convênio com a Transpetro. O espaço será inaugurado neste 13 de fevereiro de 2025.
Além de plantas, aves e mensagens de segurança sobre aquela região cortada por dutos de gás da Transpetro, o mural traz lindas camélias estampadas em sua plenitude. Conta o ditado popular que a flor representava um código usado por escravos para se encontrarem no anonimato em movimentos que promoviam.
A história narra que o Jardim das Camélias foi fundado em 1924 no distrito de São Miguel Paulista, Zona Oeste da Capital. Em 1979, com a instalação do oleoduto da Petrobrás, grande parte do bairro foi ocupada desordenadamente e sem nenhuma urbanização ou paisagismo, como praças e parques.
1.600 metros de lazer
Agora, uma parte dessa carência será suprida pelo projeto socioambiental Faixa Limpa II, do Instituto GEA, e pelo Projeto Pró-Dutos, da Transpetro. Um espaço de lazer com parquinho e área de convivência será entregue à população como parte do Projeto Faixa Limpa II. Já a Transpetro providenciou o calçamento e a urbanização do espaço.
A área de lazer contém praça com bancos, academia ao ar livre, um palco e pet park. São 1.600 metros quadrados a serviço da população local.
O parquinho, intervenção do Projeto Faixa Limpa II, é todo gramado e oferece balanço duplo, casinha do Tarzan, circuito de madeira e centopeia com pneus reutilizados, além de muros que receberam muito colorido.
As ações de revitalização das faixas de dutos feitas pelo Projeto Faixa Limpa II foram definidas a partir de consultas à população do entorno. No Jardim das Camélias, a escolha foi por um projeto paisagístico e um parquinho para crianças, depois ampliados pelo projeto maior de melhorias da Transpetro.
Em 2023, o Jardim das Camélias já havia sido contemplado com ação paisagística que envolveu dezenas de pneus reutilizados como vasos, compondo um lindo jardim de flores no local.
