Área de lazer em terreno sobre os dutos da Transpetro beneficia comunidade na Zona Leste de São Paulo

A terceira e quarta gerações da família Santos Caramelo já têm diversão garantida no Jardim das Camélias, Zona Leste da Capital. São 15 netos e 18 bisnetos da dona Glória que vão usufruir do espaço de lazer entregue em 13 de fevereiro passado para a comunidade local, uma área de 1.600 metros quadrados contendo parquinho, espaço de convivência, palco para ações culturais, academia ao ar livre e até um pet park.

A intervenção foi feita pela Transpetro e pelo Projeto Faixa Limpa II, iniciativa socioambiental do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, em convênio com a empresa e foi realizada nas faixas de dutos da empresa que cortam a região.

“Esta foi a mais linda de todas as nossas conquistas, mais do que quando chegaram o asfalto e a água no bairro”, definiu dona Glória Caramelo, 84 anos, 80 dos quais morando no Jardim das Camélias.

Missão social

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, enfatizou que implementar projetos sociais nas periferias brasileiras é uma das duas missões que tem na empresa. A primeira é construir navios para gerar emprego e renda. “Como empresa estatal, temos o compromisso de nos conectar com as comunidades. E o importante é que os próprios moradores vão ajudar a cuidar das faixas de dutos e não permitir ações de vandalismo”, elogiou. A presidente do Instituto Gea, Ana Maria Domingues Luz, compartilhou da celebração de mais um espaço coletivo, cujo destino foi definido pela própria população. “É a realização de um sonho que sonhamos juntos. A comunidade foi muito receptiva e permitiu ao GEA e à Transpetro transformar essa área em algo melhor, num lindo jardim e espaço de convivência”, disse. O parquinho, intervenção do Projeto Faixa Limpa II, é todo gramado e oferece balanço duplo, casinha do Tarzan, circuito de madeira e centopeia com pneus reutilizados. Os muros receberam muito colorido, com flores e pássaros feitos por grafiteiros profissionais e contendo o telefone 168 para que a comunidade possa comunicar eventual problema de vazamento ou depredação. A Transpetro, por meio do Projeto Pró-Dutos, providenciou o calçamento e a urbanização do espaço.

Sobre a Transpetro

Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

O Projeto Faixa Limpa II atua em 71 comunidades junto das faixas de dutos da Transpetro com foco na redução de riscos à saúde e segurança dos moradores e na integração dos terrenos das faixas às comunidades.

Glória Caramelo, Sérgio Bacci e Ana Maria Luz

Mais informações contato@institutogea.org.br

Fotos @mortacria @manomorta

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510