A turma do curso de Informática do CRAS Oratório chegou à sua aula de número 20 e, em clima de reta final, teve a oportunidade de conhecer o ChatGPT, uma inteligência artificial criada pela empresa de tecnologia OpenAI, que causou um alvoroço no seu lançamento, no final de 2022. A promessa dessa ferramenta é funcionar como um assistente virtual inteligente, que pode ser usado em sites, aplicativos e outros lugares, para ajudar as pessoas a obter respostas e informações, com a diferença de trazer uma sensação de interação humana, para o usuário final.
O professor, Akio Goya, pesquisador associado ao LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da USP, destaca que o ChatGPT pode ajudar como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, tanto no aperfeiçoamento de escrita de textos, quanto para encontrar e reduzir falhas em códigos HTML, CSS e JavaScript. Segundo Akio, “assim como ocorreu com outras tecnologias no passado, a Inteligência Artificial (IA) gera grandes discussões sobre suas oportunidades e ameaças. Por isso, é importante que sempre haja um certo grau de criticidade quanto à utilização/censura irrestrita. Ou seja, a IA não é infalível ou neutra, como propagandeiam as empresas de tecnologia, mas também pode ser uma grande aliada na aprendizagem, se utilizada com criticidade.”
A turma de inclusão digital também embarcou nessa aula. Eles aprenderam como navegar no site e interagir com o ChatGPT, para obter respostas às suas perguntas. Isso gerou muita curiosidade e entusiasmo nos alunos!
A aula trouxe muitos resultados positivos para os estudantes, despertando mais interesse na área de Tecnologia, o que pode abrir caminhos futuros para eles.