O Programa Colmeia Reciclando a Vila Olímpia é uma iniciativa de coleta seletiva e reciclagem de lixo implantada nesse bairro paulistano desde 2004 pela Associação Colmeia – SP com apoio técnico do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente.
Colmeia e Gea realizam reuniões sobre educação ambiental e coleta seletiva, seja em empresas ou em condomínios residenciais e comerciais, levando conhecimentos sobre logística reversa e preservação do meio ambiente.
Os participantes recebem assessoria do Instituto Gea e o material é coletado pela KOMBOSA SELETIVA, coletivo de catadores que realizam trabalho com profissionalismo e comprometimento. Esse coletivo solidário atua em parceria com a cooperativa de catadores Coopervivabem, conveniada com a Prefeitura do Município de São Paulo.
São pelo menos 35 pontos de coleta pelo bairro.

Em 2024, o programa recolheu mais de 80 mil quilos (81.582) de materiais recicláveis. Como em períodos anteriores, a maior parte dos resíduos foi coletada em áreas residenciais, superando a quantidade proveniente de estabelecimentos comerciais.
Também em 2024, a arrecadação específica de resíduos eletrônicos ocorreu em quatro estabelecimentos comerciais associados, após campanhas junto a funcionários das empresas. Chegou-se a um total de 552 kg de resíduos eletrônicos doados.
Por um mundo mais limpo
De 2005 até 2023, o Colmeia Reciclando a Vila Olímpia realizou:
• Cerca de 100 treinamentos e palestras de conscientização sobre meio ambiente e questão do lixo na cidade, em diversos tipos de estabelecimentos;
• Cerca de 400 horas de visitas técnicas de apoio aos participantes e parceiros, em que foram fornecidas orientações para implantação ou para solução de problemas na coleta seletiva em condomínios, empresas, restaurantes e lojas;
• 4.800 horas de atendimentos por telefone, e-mail ou whatsapp, realizando orientações adicionais, apoio técnico, sugestões e soluções de eventuais dificuldades na implementação do programa.
Somente no biênio 2020-2021, por exemplo, foram arrecadados 123.018 quilos de materiais recicláveis e mais de 500 quilos de eletrônicos, possibilitando destino correto para o ciclo de reciclagem. Todo o material do programa é doado ao coletivo de catadores, gerando renda a esses trabalhadores.