ReciclaON faz 1ª visita a cooperativas do Paraná e tem adesão da Universidade Tecnológica Federal

Quatro cooperativas do Paraná foram visitadas no início de fevereiro pela equipe do Gea para serem apresentadas ao ReciclaON, projeto do Instituto Gea que busca capacitar cooperativas de todo o Brasil a trabalhar corretamente com resíduos eletroeletrônicos e que tem apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Também houve contatos com a UTFRP (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que aceitou sediar os cursos, e na Secretaria do Meio Ambiente, que se prontificou a aproximar o Gea de 49 cooperativas listadas em Curitiba.

Visita à UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

A equipe foi recebida em 11 de fevereiro no Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (Dagee) da UTFPR, Campus Curitiba, pelo professor Christian Luiz da Silva, docente de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional (foto). Ele se disse muito interessado em desenvolvimento local sustentável e anunciou que vai convidar alunos de Sistemas de Informação para participar do curso como ouvintes.

Já a coordenadora de projetos do Gea, Araci Musolino, ressaltou a importância da parceria com universidades pois, além de espaço de aula, oferecem oportunidade de trazer os cooperados para dentro da academia. “Isso ajuda muito na compreensão de que o mundo é maior do que apenas a cooperativa. Estar em um ambiente universitário, para os cooperados, é oportunidade única”, citou. Também participaram dos encontros as técnicas do Gea Raquel Ramos e Franciele Ortis. Além de qualificar cooperativas, o ReciclaON oferecerá curso de gestão do negócio e buscará empresas que comprem resíduos eletrônicos a preço justo. As cooperativas visitadas em 12 e 13 de fevereiro exibem diversos graus de estruturação, desde as mais simples que trabalham com coleta seletiva em geral até as mais elaboradas, que já vendem eletrônicos recuperados.

Este 1º contato envolveu a Coop Resol, Cataparaná, Catamare e a Fazenda Rio Grande. Também foram visitadas a Uzato e a Hamaya, empresas referência em compra de material eletrônico. No final de fevereiro houve contato ainda com a Ancat (Associação Nacional dos Catadores).

Visita à Cooperativa Fazenda Rio Grande

Contribua

Projeto Maré/ Instituto GÉA - ética e meio ambiente

Banco do Brasil Agência 1189-4 Cc 52347 digito 0 ou X

CNPJ 03.562.070/0001 - 21

Chave Pix celular: 11993105510