Incentivados por terem dado o primeiro passo em uma carreira promissora e bastante procurada pelas empresas, 16 alunos concluíram mais uma turma de Programação, Informática e Criação de Sites do Projeto Jovens Caminhos, uma parceria entre o Instituto Gea-Ética e Meio Ambiente e a Petrobras. A formação acontece com o apoio do LASSU-USP.
Os cinco melhores alunos dessa 2ª turma receberam, em regime de empréstimo, computadores de mesa, cedidos pelo CEDIR – Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática da USP (Universidade de São Paulo). Este empréstimo é uma forma de estímulo e apoio à continuidade dos estudos desses alunos. Sete formandos serão acolhidos no Programa Paideia, uma especialização mais avançada em informática e desenvolvimento de software, oferecida pelo LASSU.
A cerimônia de formatura, em 28 de fevereiro último, reuniu no auditório da FAMA (Faculdade de Mauá) autoridades do Município, dirigentes do GEA, membros da Associação dos Amigos do Jardim Sônia e Sílvia Maria, onde o curso se desenvolveu, além de familiares e amigos dos ex-alunos. A solenidade foi conduzida pela presidente do Instituto Gea, Ana Maria Domingues Luz, que destacou a perseverança dos jovens em concluir o curso e elogiou os que vão dar sequência aos estudos junto ao Paideia.
“É uma conquista para vocês e para nós, porque a cada curso também aprendemos a fazer cada vez melhor”, afirmou Ana Maria, agradecendo a parceria da Petrobras e da Prefeitura de Mauá pela acolhida ao projeto. A dirigente se mostrou especialmente feliz porque as mulheres representaram metade dos 16 formandos, o que demonstra, segundo ela, que o mercado da tecnologia da informação não é mais exclusivamente masculino.
Resiliência e talento
Os professores Bianca Gonçalves e Akio Goya, também se disseram orgulhosos da turma. Bianca ressaltou que a tecnologia veio para ajudar o ser humano, não para substituí-lo, e Akio destacou que os trabalhos finais mostraram a resiliência e o talento dos alunos para prosseguir nesse caminho.
As oradoras do grupo, as alunas Aline Luiza Campos e Ana Carolina Oliveira Santos, agradeceram o apoio dos professores “por aprenderem e se divertirem muito”. Destacaram ainda que não se tratou apenas de aprendizado técnico. “As aulas de cidadania nos ensinaram o respeito ao próximo, o apoio mútuo e nossa participação na sociedade. Esperamos que todos brilhem e façam a diferença”, finalizou Ana Carolina.
Pela Prefeitura de Mauá estiveram Marcia Teixeira da Silva, Coordenadora do CRAS do Jardim Oratório; Julia Batista Sousa Tenório, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mauá; José Rogério Moreira Santana, da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá; e Sebastião Marcial Sobrinho, da Secretaria de Assistência Social de Mauá.
Os dirigentes públicos destacaram a sintonia entre Prefeitura, Instituto Gea e Petrobras para o desenvolvimento do projeto, a abrangência da área de tecnologia como campo de trabalho do presente e do futuro e a formação para além do lado técnico, pois o curso ensina os alunos a serem também cidadãos críticos.
Tatiane das Chagas Ferreira, presidente da Associação dos Amigos do Jardim Sônia e Sílvia Maria, em Mauá, falou de sua alegria em sediar o projeto. Hamilton Rocha da Silva e Beatriz Ferreira, da Associação Amigos do Jardim Oratório, onde ocorreram os cursos anteriores, disseram que há muita procura para formar novas turmas no local.
5 computadores
Levando em conta critérios como esforço e dedicação, respeito ao próximo, valores éticos, entre outros, cinco alunos receberam o empréstimo dos computadores de mesa do Lassu (Laboratório de Sustentabilidade) da Escola Politécnica da USP.
- Aline Luiza Campos
- Gabriel Roberto Martins Ribeiro
- João Pedro Ferreira dos Santos
- Maria Júlia Fernandes
- Thiago Pereira
A coordenadora do Lassu, professora Tereza Cristina Carvalho, expressou alegria em compartilhar a conquista dos alunos pela formação em Programação e Criação de Sites e estimulou os que vão prosseguir a jornada no Paideia da USP. “É com um passo-a-passo que chegamos às grandes realizações”, afirmou.