No dia 16 de janeiro, os alunos do curso de Programação e Criação de Sites do Projeto Jovens Caminhos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre empreendedorismo e um incentivo para continuar seus estudos na área de Tecnologia da Informação, com a presença da professora Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do Laboratório de Sustentabilidade da USP (LASSU) no curso.
Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica e Sloan Fellow 2002 pelo MIT em Boston, Profa. Tereza é também reconhecida por diversos prêmios em Inovação Tecnológica e Sustentabilidade. Com essa bagagem impressionante, apresentou aos alunos a demanda crescente por profissionais da área de tecnologia e apontou que essa procura tende a subir, por conta do constante desenvolvimento do mundo digital. De acordo com um levantamento do portal “Empregos.com.br”, o número de vagas no setor de tecnologia aumentou em 34,3% entre janeiro e outubro de 2022, e mais de 70 mil oportunidades foram disponibilizadas.
Porém, não só vagas em empresas foram mencionadas. A professora também destacou a importância de outras trajetórias profissionais, como a carreira de pesquisador e a possibilidade de empreender criando o próprio negócio. Estas alternativas são para um desenvolvimento profissional mais autônomo, permitindo aos profissionais expandir seu conhecimento e inovar na área de tecnologia.
A importância da continuidade dos estudos e do acesso a programas avançados de formação também foi enfatizada. Neste contexto, ela mencionou o curso PAIDEIA, oferecido pelo LASSU, que é especialmente acessível aos alunos do Projeto Jovens Caminhos. Graças à base sólida proporcionada pelo curso do Jovens Caminhos, um projeto realizado pelo Instituto Gea, com apoio da Petrobras, esses estudantes estão qualificados para participar do PAIDEIA sem a necessidade de um processo seletivo convencional. Esta parceria entre os programas reflete um compromisso significativo com a formação contínua e a abertura de novas oportunidades no campo da computação para todos os participantes